Educação

A Fundação Joana Vasconcelos assume como um dos seus objetivos principais o apoio à educação pela Arte, através da atribuição de bolsas de estudo e de investigação ou de subsídios a projetos e iniciativas no domínio das artes.

A Fundação apoia, também, iniciativas que contribuam para a divulgação e o desenvolvimento de uma educação artística e cultural, através de consultoria criativa a iniciativas externas, acolhendo no seu espaço atividades culturais e pedagógicas e, ainda, realizando visitas guiadas ao atelier da artista.

Enquadra-se nesta área a participação regular de Joana Vasconcelos em conferências e debates, onde a artista oferece o seu contributo para a discussão em torno do papel das artes e da cultura na sociedade, ou a sua visão sobre temas relevantes para a construção de um mundo melhor.

JOANA VASCONCELOS – TOURNÉE EDUCATIVA

A Fundação Joana Vasconcelos desenvolveu, em parceria com a Académie de Nice, um projeto pedagógico inédito - Joana Vasconcelos – Tournée Educativa, que irá circular pelas escolas da área francesa de Côte d’Azur.

BOLSA JOANA VASCONCELOS 2016/2017 - RESULTADOS

A Bolsa Joana Vasconcelos para a Universidade de Évora foi atribuída a uma aluna do 1.º ano do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais e a um aluno do 3.º ano da Licenciatura em Artes Visuais-Multimédia. A Fundação deseja a estes alunos votos de grande sucesso escolar e profissional!

QUEM DÁ MAIS?

A Fundação Joana Vasconcelos apoia a iniciativa “Quem dá mais” - venda organizada pelos alunos do 2º ano de Mestrado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto com o objetivo de financiar uma viagem de estudo a Itália e possibilitar a participação todos os estudantes, independentemente da sua disponibilidade financeira.

"Os Piratas"

A Fundação Joana Vasconcelos apoia o espetáculo infantil “Os Piratas”, pelo Teatro de Animação de Setúbal, em cena no Teatro de Bolso e no Fórum Municipal Luisa Todi, em Setúbal.

BOLSA JOANA VASCONCELOS 2015 - RESULTADOS

A Bolsa Joana Vasconcelos para a Universidade de Évora foi atribuída a uma aluna do 3º. ano do curso de Artes Visuais-Multimédia. A Fundação deseja a esta aluna votos de grande sucesso escolar e profissional.

DESIGN THE FUTURE

Joana Vasconcelos dá o seu testemunho como artista plástica na plataforma design the future, promovida pela Fundação Vodafone com o objetivo de partilhar testemunhos de profissionais de todas as áreas de atividade para ajudar os jovens no momento da escolha do seu percurso académico/profissão.

LUZ - UM DOCUMENTÁRIO SOBRE DANIEL MIGUEL

Cláudia Silva e Joana Teixeira, estudantes de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social, realizaram um pequeno filme sobre Daniel Miguel, que, após ter realizado um estágio ao abrigo da Fundação, é hoje parte da equipa da artista.

Concurso “A Magia da Leitura”

O concurso de ideias “A Magia da Leitura” promovido pela associação INCLUIR+ levará o vencedor a realizar um estágio no Atelier Joana Vasconcelos.

BOLSA JOANA VASCONCELOS 2015 – UNIVERSIDADE DE ÉVORA | CANDIDATURAS ABERTAS!!

Estão abertas as candidaturas para a Bolsa Joana Vasconcelos 2015 para alunos dos 2º e 3º anos do 1º ciclo dos cursos de Artes Visuais-Multimédia e de Design da Escola de Artes da Universidade de Évora.

BOLSA JOANA VASCONCELOS - UNIVERSIDADE DE ÉVORA

A Fundação Joana Vasconcelos estabeleceu um protocolo com a Universidade de Évora, com o objetivo de atribuir bolsas anuais a estudantes desta instituição.

ABERTURA DE ATELIÊS DE ARTISTAS

O Atelier da artista Joana Vasconcelos aderiu, mais uma vez, à Abertura de Ateliês de Artistas, promovido pela Associação Castelo D'If. Esta iniciativa, que conta já com a sua 5ª edição, deu a conhecer ao público dezenas de ateliers de artistas em Lisboa, entre os dias 17 e 19 de outubro.

3º PRESENTE NO FUTURO 2014 – À PROCURA DA LIBERDADE

Joana Vasconcelos participou no 3º Encontro Presente no Futuro, organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

SIRI HUSTVEDT NO ATELIER JOANA VASCONCELOS

No dia 22 de maio de 2014, Joana Vasconcelos recebeu no seu atelier a escritora Siri Hustvedt para o lançamento do seu livro, O Mundo Ardente.

FÓRUM GLOBAL 2030 - PORTO

Joana Vasconcelos participou no debate integrado no Fórum Global 2030 - Porto, sob o tema “A cultura num mundo global e na sociedade da informação”, que teve lugar no passado dia 1 de outubro de 2013, no Porto, numa parceira entre a Associação Árvore e o Centro Nacional de Cultura.

TVI 20 ANOS 20 VALORES

Joana Vasconcelos integrou o júri da iniciativa 20 Anos, 20 Valores, levada a cabo no âmbito das comemorações dos 20 anos da TVI, e que reuniu os 20 melhores alunos com 20 anos de idade, de 20 áreas de formação diferentes, desafiando-os a apresentar a sua visão de futuro ou um projeto que prevejam que possa fazer a diferença na sua área de especialidade.