Projetos e Parcerias

2017-04-06

PRAZERES SOB OCUPAÇÃO | ESTAÇÃO IMAGEM

A Fundação Joana Vasconcelos apoia a exposição Prazeres sob Ocupação, de Tanya Habjouqa, integrada na série de mostras de fotojornalismo que decorrem, neste momento, em Viana do Castelo, por ocasião do Prémio Estação Imagem.

Prazeres sob Ocupação apresenta um retrato multidimensional da capacidade humana para encontrar prazer no meio das circunstâncias difíceis que se vivem nos territórios ocupados da Cisjordânia, Jerusalém e Gaza.

A exposição está patente no Museu de Artes Decorativas até dia 4 de maio.

Dia 7 de abril, às 18h30, haverá uma visita comentada e o lançamento do catálogo da exposição, onde estarão presentes a artista Joana Vasconcelos e o diretor da Fundação, Ricardo Vasconcelos.

----

Tanya Habjouqa (Jordânia, 1975) é fotógrafa documental especializada em temas sociais, de género, e de direitos humanos, no Médio Oriente. Prazeres sob Ocupação foi apresentada pela revista Time e pelo Smithsonian como uma das melhores compilações de fotografias de 2015 (vencedora do prémio World Press Photo de 2014). Recebeu o Emergency Fund 2013 da Magnum Foundation e é mentora de bolseiros de toda a região árabe no Arab Photographer Documentary Fund com a Fundação Príncipe Claus e o Fundo Árabe para as Artes e Cultura. Tanya é membro do Rawiya, o primeiro coletivo de fotografia do Médio Oriente composto exclusivamente por mulheres. Ensina Narrativa/Identidade Nacional na Fotografia, na Universidade de Al Quds Bard.

Foto: © TANYA HABJOUGA | NOOR
Hayat (à esquerda) dá uma aula de yoga a um grupo de mulheres residentes na sua aldeia, Zataara, nos arredores de Belém, Cisjordânica. O grupo aumenta a cada semana que passa. [Territórios Palestinos Ocupados, Cisjordânia, Zataara, 06.01.2013.]