Projetos e Parcerias

2012-11-30

PRÉMIO SIM’12 SAMSUNG

Joana Vasconcelos presidiu o júri da 2.ª edição do Prémio SIM, que distingue projetos nacionais nas áreas das Indústrias Criativas, que tenham não só um caráter inovador mas que criem valor para a comunidade em que se inserem.

O Prémio SIM’12 contou com a participação de 120 projetos, avaliados com base nos critérios de Inovação, Potencial de Mercado, Impacto na Comunidade e Viabilidade Económica.

O vencedor do prémio foi o projeto sensorialFIT, que propõe a criação de vestuário funcional, interativo e terapêutico para crianças com necessidades especiais. O projeto recebeu €25.000 para apoio à sua implementação.

As menções honrosas couberam aos projetos Musikki, uma aplicação para o Facebook que permite a criação automática de playlists com base nas partilhas dos amigos e na páginas seguidas pelo utilizador; e o projeto VIRAL, uma plataforma online dedicada à cultura e divulgação de eventos numa lógica de rede social.

O júri do Prémio SIM’12 foi composto por diferentes personalidades ligadas às Indústrias Criativas, entre as quais João Salaviza, Beatriz Batarda, Manuel Pureza, António Câmara, Paulo Caetano (APCRI - Associação Portuguesa de Capital de Risco e de Desenvolvimento), Pedro Bandeira e Dulcineia Neves (vencedores da edição 2011), FilipeMontargil (Parque Tecnológico de Óbidos), Ricardo Luz (Federação Nacional de Associações de Business Angels), Hugo Silva (Caixa Geral de Depósitos), Francisco Maria Balsemão (em representação da ANJE) e Pedro Gândara (em representação da Samsung Electrónica Portuguesa).