Projetos e Parcerias

2022-05-20

OS CADERNOS DA MINHA VIDA

No dia 18 de Maio, pelas 10h00, realizou-se o lançamento d’Os Cadernos da Minha Vida no Atelier Joana Vasconcelos. O evento, em antecipação do regresso presencial da ARCOlisboa à Cordoaria Nacional, contou com a presença da editora Lucia Bertazzo.

No âmbito da celebração dos 50 anos de Joana Vasconcelos, a editora Urucum teve acesso ao seu arquivo de cadernos, através do qual desenvolveu um projeto de edições de luxo com base nas suas anotações e estudos. Ao mergulharmos no primeiro exemplar, de 1989, encontramos o mundo e o processo criativo da artista: moodboards, poemas visuais, pequenas notas, colagens, fotografias e até números de telefone. Dotados de um rigor artesanal de excelência, estes documentos históricos são envolvidos por uma caixa-estojo de grande formato (48 x 38 cm) assinada pela artista. Cada livro possui uma tiragem limitada de 9 exemplares, é impresso em papel de fibra de bambu com 300 gramas e faz-se acompanhar por um painel único de 12 azulejos e pela reprodução de uma carta do escritor Valter Hugo Mãe. Os 10 livros publicados são agora apresentados ao público português, depois de expostos na prestigiada ArtsLibris da ARCOmadrid 2022. Uma percentagem das vendas reverterá a favor das causas de solidariedade apoiadas pela Fundação Joana Vasconcelos.

Fundada por Lucia Bertazzo, a Urucum é a sucessora portuguesa da brasileira UQ! Editions que, em conjunto com Leonel Kaz, já produziu projetos gráficos a partir de originais do artista Pedro Cabrita Reis ou do escritor José Eduardo Agualusa. Estas edições estão presentes em diversas coleções internacionais, como é o caso do Metropolitan Museum of Art, do Museum of Modern Art ou da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras. Mais detalhes podem ser encontrados em: www.urucum.com