2021-02-20

OS IDOSOS SÃO VALIOSOS

A Fundação Joana Vasconcelos orgulha-se de apoiar a campanha nacional Os Idosos são Valiosos, contra a descriminação pela idade, promovida pelo Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEGERMI).

A medicina geriátrica não se limita ao estudo, prevenção e tratamento de doenças e incapacidades em idades avançadas. Esta possui igualmente o dever de interceder a favor do reconhecimento dos direitos, bem-estar e qualidade de vida dos idosos. Num depoimento prestado sobre o projecto, Joana Vasconcelos afirma: «Nunca defendi a ideia do forever young e a idade sempre me fascinou. Aprendi muito com a experiência daqueles que me precederam, também na minha equipa do atelier. Porque nós podemos ser jovens e inteligentes mas a experiência dá-nos um outro tipo de sabedoria, o conhecimento acumulado que é um bem inestimável. É o resultado de enfrentar os desafios, da perseverança no tempo, da coragem de viver.»