2021-08-07

JOANA VASCONCELOS OU O REENCANTAMENTO DA ARTE

Filósofo, sociólogo e professor universitário francês, Gilles Lipovetsky é uma das maiores referências mundiais no pensamento sobre as transformações da sociedade pós-moderna contemporânea. Admirador confesso da artista plástica portuguesa, assinou em parceria com Jean Serroy «Joana Vasconcelos ou o Reencantamento da Arte», que acaba de ser publicado pela Almedina. Já nas livrarias e disponível também online.

«a obra de Joana Vasconcelos distingue-se tanto mais claramente quanto se afigura, pelo contrário, como atrativa, cintilante, poética, não hermética, não elitista. Embora preencha todos os critérios da arte contemporânea, embora ocupe no mercado globalizado da arte um lugar eminente, embora figure entre as maiores coleções e suscite o interesse de todos os grandes mecenas, destaca-se pela sua singularidade. Uma singularidade que não é subjetividade egocêntrica, mas que se prende com a forma como as suas obras fazem a ligação entre a novidade e a beleza do trabalho artesanal, a feminilidade da arte, a cultura portuguesa e a criatividade contemporânea.»

Gilles Lipovetsky & Jean Serroy
«Joana Vasconcelos ou o Reencantamento da Arte»