2020-11-06

PEARLY GATES

“Partilhamos os mesmos valores. Ambas temos uma grande afinidade com a tradição, o saber fazer manual e a preocupação para com o meio ambiente. ” Por isso, quando a organização Artistes à la Une desafiou Joana Vasconcelos a escolher uma musa para se inspirar, a artista pensou imediatamente em Stella McCartney. E criou "Pearly Gates" através de um processo de corte e colagem de tecidos de sua última coleção, completado com aplicações de lantejoulas.

A obra vai ser exposta no Palais de Tokyo, em Paris, leiloada com fins de beneficência, e figura no último número da revista francesa Madame Figaro: «Joana Vasconcelos, artista portuguesa nascida em 1971, lida brilhantemente com a arte da provocação. Os seus sapatos brilhantes Marilyn, que brilharam intensamente na Galeria de Vidro do Palácio de Versalhes em 2012, eram na verdade uma pilha de tachos e tampas em aço inoxidável! O seu processo criativo assenta na descontextualização dos objetos do quotidiano, oferecendo uma visão crítica da sociedade e, em particular, do lugar atribuído às mulheres. Ela expõe as suas obras no mundo inteiro.»